Igreja São Francisco de Assis

Turma 2012 - 1º A


                           

Participamos de um Projeto e fomos a Ouro Preto-MG, aqui vamos compartilhar todo o nosso trabalho, informações e todo o conteúdo que conseguimos obter lá! Espero que vocês gostem ! :D



       


        De baixo da mão direita de São Francisco tem um galho de lírio, que representa a pobreza, a igreja de Constantino estava ostentando muita riqueza, quando Lutero faz a  reforma pro cristianismo, a reforma protestante automaticamente vai surgir a vida monástica.
        Vida monástica é quando os monteiros vão ser criados e todas as pessoas que ligadas a igreja nesse período que conseguiu entender o discurso da vão para o mosteiro, eles querem provar pro sistema da época que pra ser um bom cristão não precisa ter fazendas, nem dinheiro, precisa ter fé.
       Todo esse discurso baseado no evangelho, tem um texto no evangelho de Jesus no qual ele chamava os discípulos e conversava com eles da seguinte maneira “porque andeis ansioso pelo o que vestir, pelo o que comer...olhai os lírios dos campos  eles não tecem e não fiam, como tudo nem Salomão com toda a sua gloria se vestiu com cores tão belas como os lírios, e sou eu quem cuido do lírio, e não posso eu cuidar de vocês também”
       A igreja  combatia os 7 pecados, mas todos eles estavam camuflados no sistema, por isso existe a vida monástica e depois vem existir as ordens que são: a ordem dominicana, ordem franciscana e ordem dos beneditinos, que vão ser chamados de ordens dos medicantes que vão romper todos os conceitos dos constantinos, nesse momento acabou o absolutismo e todas as idéias podem ser questionadas e esse é o discurso do rococó.
     O rococó defende que a mulher tem que ter a beleza externa, porque a parte de dentro ninguém se dá o luxo de conhecer. É uma reflexão  “você não é você, você é o que está dentro de você e o que esta dentro de você só você sabe”
    O arquiteto e escultor mais importante da igreja foi o aleijadinho, o pintor mais importante da igreja foi Manuel da costa Ataide ou simplesmente mestre Ataíde.
     Características do teto: é uma pintura perspectiva e tridimencional o 3D do século XVIII, dando a impressão que a igreja está subindo.
     Se discute 3 atributos de Deus que são intransferíveis: onisciência, onipresença e onipotência no ano de 1765 conceito da infinidade, não tem altura, nem largura e nem profundidade. Uma pintura grega, onde o céu passa a ser o mundo ideal, onde passa a ser melhor que tudo, onde tem anjos mulatos e brancos, negro era considerado animal e não tinha salvação, e a pintura representava o único lugar onde brancos e negros estariam juntos como um igual seria o céu.
     O triângulo foi o tema da revolução francesa e da inconfidência mineira. Liberdade, igualdade e fraternidade. Liberdade da imprensa e do pensamento, começaram a produzir livros com isso o conhecimento enfraqueceu o poder religioso. Igualdade em igualdade política, o voto do clero valia 2 pontos e os camponeses não tinham o poder, quando se estabeleceu a república todos os votos valiam 1, e fraternidade se deu com o surgimento de pequenos latifundiários.
    No século XVIII era comum as pessoas serem enterradas dentro da igreja ou o mais próximo possível, eles pensavam que ia ficar mais próximos de Deus.
    O homem ia ser igualado só com a morte “do pó veio e pó ira virar” o triângulo igualitário representa isso, nesse período já se acreditava que a terra era um globo e não quadrada. 


     Sobre a magia impactante da expressão barroca, nesta igreja, há um poema de Carlos Drummond de Andrade, publicado em seu livro “Claro Enigma”, intitulado “São Francisco de Assis”, algumas estrofes estão transcritas abaixo:

São Francisco de Assis

- Senhor, não mereço isto.
Não creio em vós para vos amar.
Trouxeste-me a São Francisco
e me fazeis vosso escravo.

- Não entrarei, senhor, no templo,
seu frontispício me basta.
Vossas flores e querubins
são matéria de muito amar.

- Mas entro e, senhor, me perco
na rósea nave triunfal.
Por que tanto baixar o céu?
por que esta nova cilada?

- Senhor, os púlpitos mudos
Entretanto me sorriem.
Mais do que vossa igreja, esta
Sabe a voz de me embalar.

- Perdão, Senhor, por não amar-vos




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