Antonio Francisco Lisboa (Aleijadinho)




Aleijadinho



          Quem nos contou um pouco sobre Antonio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, foi nosso guia Hermes.

Os Profetas, obras de Aleijadinho que fica em Congonhas
do Campo- MG
         Sob uma nuvem de mistério e heroísmo permanece a identidade de Antônio Francisco LIsboa, o Aleijadinho, Filho de um respeitado arquiteto português, Manoel Francisco Lisboa, e uma escrava africana, Isabel, o magnífico escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial nasceu em Ouro Preto, provavelmente em 1738. Os dados que constroem sua trajetória são alegadamente reconstituídos através de suas obras, documentos e depoimentos de indivíduos que haviam conhecido o artista. Os locais aonde mais podem ser encontrados seus trabalhos são na “ Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto “ e “ Santuário do Bom Jesus de Matosinhos “- em Congonhas - MG.
         Ele usava o estilo Barroco e Rococó para suas obras, que não só fizeram fama no Brasil como no exterior também.



      
Igreja São Francisco de Assis- Ouro Preto/MG
construída em estilo rococó, representa a evolução
do Barroco Brasileiro.Arquitetura e escultura de Aleijadinho.
         Até 1777, com 47 anos, Francisco gozara de perfeita saúde e apreciava as festas regadas a bebidas alcoólicas e danças populares; a partir daí, surgiram os sinais de uma misteriosa doença degenerativa progressiva que lhe deformou o corpo e dificultou seu trabalho, embutindo-lhe grandes sofrimentos e fazendo-lhe valer o apelido “Aleijadinho".

        Ao longo dos séculos, diversos diagnósticos tem sido propostos por médicos e historiadores para explicar sua doença, todos conjeturais, incluindo entre outras etiologias a hanseníase (improvável, visto que o artista não foi excluído do convívio social, como ocorria com todos os leprosos),sífilis, escorbuto, traumas físicos decorrentes de uma queda, artrite reumatóide e poliomielite.

Cena do carregamento da cruz, na Via Sacra de Congonhas

Morreu em 1814 com 84 anos, por ausa da sua doença que se encontrava avançada, foi sepultado na “ Matriz da Nossa Senhora da Conceição “, seguiu-se seu desejo de ser sepultado aos pés de “ Nossa Senhora da Boa Morte“, e não em uma igreja que tenha contribuído, pois participava de uma irmandade que era de devoção a “Nossa Senhora da Boa Morte”.




    Muitos historiadores acreditam que essa imagem do Aleijadinho deformado e corcunda tenha sido inspirado na aparência do Corcunda de Notre Dame “ , mas não existe registros para confirmar tal dúvida.



 



       
     


     





Nenhum comentário:

Postar um comentário